domingo, 1 de novembro de 2009

PALESTRA NO CENTRO ESPECIALIZADO DE INSTRUÇÃO DE TIRO TÁTICO - primeira parte


Neste sábado dia 31/10, o Editor deste blog foi convidado a palestrar sobre o tema geopolítico brasileiro, no Centro de Especializado de Instrução de Tiro Tático, à convite do amigo e instrutor Cassio de Holanda. Abaixo está disponível o conteúdo desta palestra e algumas informações sobre este Centro de Instrução

A palestra teve como tema: Brasil - A necessidade de investir em defesa

Boa Tarde a todos

Quero primeiro agradecer a oportunidade de estar aqui hoje e poder palestrar sobre um tema tão importante que é a questão geopolítica brasileira, principalmente falando sobre a questão da necessidade que temos de investir em Defesa.

Vocês provavelmente deve estar se perguntando:
- O que esse garoto vai nos dizer sobre Defesa?

Realmente, sou jovem, tenho apenas 27 anos, mas desde os meus 14 anos eu procuro aprender e conhecer mais sobre o nosso país, suas relações com o mundo e as questões de Defesa. De maneira que não sou nenhum especialista, mas possuo um bom domínio do assunto, e sou também editor de um blog que aborda tal tema.

Bem, hoje aqui nessa palestra nós vamos conhecer um pouco mais de nosso país, suas riquezas e a necessidade que se faz de investirmos em defesa e o porque.

Por esse motivo eu escolhi o seguinte título para essa palestra: BRASIL – A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM DEFESA.

Agora vamos falar um pouco sobre as riquezas de nosso Brasil para entender os motivos que justificam o investimento em defesa.

Se formos as riquezas que possuimos, ficariamos aqui por horas, talvez dias. Então vamos focar nas principais riquezas, as que mais saltam aos olhos do mundo e podem ser motivo de cobiça e conflitos no futuro.

Com o intuito de tornar nossa abordagem mais dinâmica, vamos abordar quatro de nossas maiores riquezas. São elas:

O Pré-Sal, a maior descoberta petrolífera das últimas décadas, Amazônia Legal,que vem a ser a maior floresta tropical do mundo e fonte de diversas riquezas, temos nossa "Amazônia Azul" ou seja nossa extensa porção territorial marítima onde há diversas riquezas e podemos citar o Aquífero Guarani, que é a maior reserva de água potável do mundo.

Vamos falar um pouco mais sobre essas riquezas para podermos ter uma noção maior do quanto são importantes para nós brasileiros, também para saber como lidamos hoje com essas riquezas e o que podemos enfrentar no futuro.

O PRÉ-SAL

O Pré-Sal é a maior descoberta petrolífera do Brasil, sendo uma reserva de petróleo de alta qualidade, e que vai elevar o Brasil ao Hall de grandes produtores de petróleo.

Até o momento ja temos comprovados a possibilidade de extrair 33 BILHÕES DE BARRIS, mas estudos indicam que esse número pode chegar de 50 Á 100 BILHÕES DE BARRIS.

O que pode nos render uma receita bruta entre 3,5 Á 7,7 TRILHÕES de dólares, isso levando em consideração a cotação do barril hoje.

Como sabemos, as reservas petrolíferas mundiais estão chegando ao seu limite, como consequência o preço do petróleo tende a aumentar a cada dia. Outro fator que vale ressaltar é que o petróleo é um fator que desencadeia conflitos e isso tende a ser comum no futuro.

Hoje a nossa marinha a Marinha do Brasil, ela encontra-se em um estado delicado do ponto de vista númerico e de material. Nossos navios em sua grande parte encontram-se defasados ou mesmo obsoletos. Somando a isso nós não temos uma capacidade real de nos opor a um eventual inimigo e mesmo de patrulhar adequadamente nosso mar territorial.

Sabemos também que muitas nações não pensariam duas vezes em tomar tais reservas tendo em vista a pouco resistência que nosso país pode oferecer.

Um outro fato importante que pode nos por em alerta quanto a essa realidade, é o fato de após o anúncio da descoberta do Pré-Sal, o governo americano reativou sua 4ª Frota USN, que tem por área o Atlântico Sul, região onde se encontra nossas reservas.


Amazônia Legal

Outra grande riqueza que é alvo de cobiça a décadas, e muitos países tentam justificar sua reivindicação como área internacional é a nossa Amazônia.

É a maior floresta tropical do mundo e ocupa mais de 60% do nosso território nacional, considerada o pulmão do mundo.

Mas os principais motivos de cobiça são a sua grande reserva de recursos hídricos, seu solo rico em minérios, sua rica biodiversidade.

A maior das riquezas esta escondida no seu subsolo, rico em metais preciosos e metais indispensáveis a indústria.

Podemos até citar alguns desses minérios e recursos do subsolo:

OURO, PRATA, TITÂNIO, FERRO, CHUMBO, ZINCO, COBRE, NÍQUEL, NIÓBIO, MANGANÊS, CASSITERITA, PETRÓLEO, GÁS NATURAL, dentre outros.


A Amazônia ainda representa uma rica fonte de pesquisas,sejam científicas ou farmaceuticas.

Diversas vezes vemos nos noticiários alguma noticia sobre a prisão de alguém fazendo contrabando de itens de nossa fauna ou flora.

Uma ameaça que se faz presente, ma por muitos ignorada, são as ditas ONGs, que com capital provindo de fontes obscuras, promovem a criação de ditas "nações indigenas", o que é uma ameaça, pois quase sempre as áreas reivindicadas são fontes de riquezas para nossa nação. Com isso sabotando o desenvolvimento nacional uma vez que esse recursos passam a não ser explorados pelo Estado.

Nosso Exército hoje, passa por um momento muito difícil, vários cortes em seu orçamento limitam muito essa força em sua missão constitucional. Pois temos visto o sucateamento dos meios, a redução do contingente, que deveria ser duplicado no mínimo, para que pudéssemos proteger nosso país. Hoje o controle da Amazônia é exercido com a ajuda de Indigenas e habitantes locais, o que não tem feitor valer a presença nacional naquela região tão estratégica.


"Amazônia Azul"

A nossa "Amazônia Azul" ou Mar Territorial,se estende por mais de 3 Milhões de quilômetros quadrados,fonte de riquezas inestimáveis.

É nela que produzimos em nossas bacias petrolíferas, cerca de 1,8 Milhões de barris de petróleo/dia, tornando o Brasil auto-suficiente em termos de petróleo bruto. Vale ressaltar que aqui não incluimos o Pré-Sal, pois este foi abordado a pouco.

A grande diversidade marinha que possuimos, oferece um rico campo de pesquisa em diversas áreas da ciência e mesmo tecnologia. Vale ressaltar também a grande capacidade extrativista de peixes e frutos-do-mar.

Lembrando que há algumas décadas atrás, isso foi motivo de um incidente entre Brasil e França,que ficou conhecido como "Guerra da Lagosta". Onde na década de 60, a Marinha do Brasil apreendeu navio pesqueiros franceses que realizavam a pesca ilegal de lagosta em nossas águas. A França por sua vez enviou um esquadra de sua marinha e quase houve um conflito. Mas o Itamaraty levou a questão para a mesa de negociações e nós saimos vitoriosos ao reivindicar os nossos direitos de mar.

Outro fator importante é a nossa vasta Zona Comercial Marítima, onde passa grande parte dos navios com destino aos mercados Sul-Americanos. E a nossa responsabilidade de salvaguardar a vida no mar.

Quando falei sobre o Pré-Sal, mostrei um pouco das necessidades de nossa marinha, e só para frisar um pouco mais, vamos lembrar do acidente do voo AFR447, onde a marinha demorou dias até chegar ao lugar do acidente, devido não só aos meios defasados, mas pelo fato de ter nossas forças centralizados quase que numa única base.



Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani, é a maior reserva de água potável do mundo, e cerca de 70% dela encontra-se em nosso território.

A água esta a cada dia mais escassa no mundo, vemos notícias em jornais que falam que dentro de uns 20 ou 30 anos. a água vai se tornar tão escassa e valioza quanto o petróleo hoje. Como todos sabemos, nós seres humanos e qualquer tipo de vida orgânica precisa desse líquido tão precioso a vida. A tendência é que no futuro próximo guerras sejam desencadeadas por esse motivo. Ressaltando a capacidade dessa reserva de fornecer água potável por mais de 200 anos.

=======

Agora que conhecemos um pouco sobre nossas principais riquezas, você deve estar se perguntando:

- Mas o que vamos ganhar gastando bilhões com Defesa se o Brasil não possui inimigos?

É normal essa pergunta, afinal Defesa custa Bilhões, não algo barato.

Partindo deste questionamento vamos desenvolver essa palestra em topicos, e que nesses tópicos eu vou buscar mostrar a vocês a necessidade que temos de investi em Defesa, e como a esse investimento pode nos poupar muito dinheiro no futuro e até mesmo nos render muito.




O nosso primeiro tópico é: DEFESA – UM DIREITO DE CIDADANIA.

a pergunta de vocês agora de ser?

- O que tem haver Defesa com cidadania?

A resposta é muito simples, tudo.

Nossa sociedade em geral tem como entendimento que somos um país pacífico, que o Brasil é um país sem inimigos e tem como linha a diplomacia. Por isso muito se perguntam:

- Investir em Defesa pra quê?

Como eu aprendi assistindo a uma palestra do Almirante Othon, precisamos fazer uma abordagem simples,direta e objetiva sobre o assunto.

Então vamos fazer da seguinte forma para entendermos esta questão:

Durante alguns meses, uns seis meses ou um ano, vamos recortar de jornais,revistas e mesmo colher na internet, toda notícia que seja considerada como de viés internacional. Esteja ela falando de ciência, tecnologia, economia, problemas diplomáticos, guerras e mesmo de segurança nacional.

Após certo tempo, nós teremos muitos recortes, pois notícias saem a todo instante e a velocidade da informação no mundo hoje é enorme, eu como editor de blog me vejo muitas vezes perdido no meio de tanta informação.

O próximo passo que iremos dar para o entendimento é classificar e arquivar esse recortes. Para isso adotaremos a "Teoria do Arquivo de Quatro Gavetas".


Vamos classificar da seguinte forma:

Na gaveta mais baixa, vamos inserir tudo aquilo que vemos como o dia-a-dia da humanidade, ou menos o que deveria ser.Teremos muitas notícias, pois nos deparamos diariamente com descobertas científicas, novos medicamentos, eleição de uma politico do povo etc... E até mesmo aquelas que não são tão boas assim, como terremotos, catastrofes, como o Tsunami que atingiu Samoa em setembro.

Já na seguna gaveta de baixo para cima, vamos colocar as noticias que representem Pressão econômica ou Diplomática, vemos muitas todos os dias, é comum.

Na terceira gaveta de acordo com a ordem que adotamos,colocaremos notícias que representem ameaça e demonstração de força, há um grande número de noticias do tipo. Podemos dar o exemplo da Coréia do Norte que lançou recentemente mísseis Balísticos, ou mesmo o Irã que adotou a mesma forma de demonstrar força.

Já na última gaveta vamos colocar toda notícia que represente agressão e ocupação territorial, tem saido muito sobre o assunto, principlamente falando sobre a ocupação no Iraque e Afeganistão.

Então dessa forma todos os recortes estarão classificados e arquivados.E agora eu lhes faço uma pergunta:

-O que faz a humanidade subir de uma gaveta a outra?

A resposta é bastante simples, podemos responder com duas palavras: Interesse Econômico.

É assim há milhares e milhares de anos. O interesse econômico sempre motivou e motiva a humanidade a subir de uma gaveta a outra. Sempre vendida sob um ideal político ou mesmo religioso. Afinal é preciso conquistar a opinião pública e fazer a seu povo crêr que aquilo é o ideal. Mas no fundo sempre há uma motivação econômica.

Como exemplo podemos citar a campanha americana no Iraque. Vendida a mídia e ao povo americano como um ideal de valores humanitários, dizendo-se uma libertação do povo iraquiano do julgo de Saddan Hussein, inclusive propagando que o mesmo ditador apoiava os ataques terroristas de 11 de setembro e possuia armas de destruição em massa. Mas a verdade é que o Iraque possui uma grande reserva petrolífera, e devido aos embargos após a "Guerra do Golfo" o mesmo tinha sido limitado a venda de seu petróleo a pequena quantidade. Ou seja do ponto de vista econômico, a queda de Saddan representava maior volume de petróleo no mercado internacional.


Então partindo dessa premissa, tudo que se refere a Defesa deve ser inserido no contexto econômico. Como toda decisão econômica, deve ser bem planejada e estudada, pois caso contrário ela pode sacrificar a economia e a nação como um todo. A história exibe diversos exemplos de fracasso no equilibrio entre Defesa e econômia.

Podemos dar como exemplo a URSS, que entrou em colapso após participar de uma corrida armamentista contra os EUA, e que não souberam entender a importância de equilibrar Defesa e Economia, passou a visar a projetar poder em larga escala, o que levou a sua queda na década de 90.

Então tendo em vista como inserido num contexto econômico, precisamos de ter uma ótica especial. Para isso a sociedade precisa ter um setor que seja dedicado a defesa, e que em seu dia a dia acompanhe e se interesse por este assunto.

Todos nós temos nossos trabalhos, nossas vidas e cotidiano. E só buscamos nos informar por aquilo que nos desperte interesse, caso não haja esse ineteresse, logo não daremos qualquer importância ao assunto, não é verdade?

Aqui no Brasil e comum isso acontecer quando falamos em defesa. Pois o cidadão brasileiro se vê como num país sem ameaças de guerra, ou ainda que se isso for uma realidade, que devemos contar com ajuda de outras nações. Nós brasileiros na grande maioria não raciocina com a "Teoria do Arquivo de 4 Gavetas".

Mas temos que considerar que somos um país rico em recursos naturais, e como vimos lá atrás no início desta palestra, e por isso só já esta justificado se investir em Defesa.

Mesmo assim vamos seguir nossa linha de raciocínio e comprovar que também trata-se de um direito de cidadania.

Muitos dizem que vivemos em um mundo sem fronteiras, que hoje o mundo é globalizado, que somo cidadãos globais, não verdade?

Com base nesta afirmação eu faço uma pergunta a vocês:

- Você consegue sair do Brasil e entrar em qualquer país sem solicitar visto?

Não é nem necessário eu responder pois todos sabemos que não é possivel. Mas porque?
Hoje ainda vivemos sob o conceito de Estados Nacionais soberanos. E estes Estados devem assegurar a seu povo qualidade de vida.

Partindo deste princípio eu posso afirmar que Defesa é um direito do cidadão. Principalmente pelo fato de isto estar assegurado em nossa Constituição Nacional, como reza o Art.1º Inciso I e confirmado no Art. 4º, que definem como direito e fundamento nacional brasileiro. Vou ler para os presentes o que diz este dois artigos d enossa Constituição:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:


I - a soberania
II - a cidadania

III - a dignidade da pessoa humana
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.


Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

I - independência nacional
II - prevalência dos direitos humanos
III - autodeterminação dos povos
IV - não-intervenção
V - igualdade entre os Estados
VI - defesa da paz
VII - solução pacífica dos conflitos
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade
X - concessão de asilo político

Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações



Então defesa é como outra necessidade básica qualquer: É como saúde, educação,saneamento,transporte etc...

Defesa não deve ser visto com timidez, mas a Defesas é necessária básicamente porque nós precisamos de Defesa e ponto.

Citando um exemplo, assisti nesta sexta(30) no noticiário, que a Força Aérea, interceptou com um de seus "super tucanos", uma aeronave que provinha da Bolívia e que estava realizando serviço para o narcotráfico, a mesma após a interceptação foi obrigada a pousar e no solo a Polícia Federal assumiu a ocorrência.

Isso foi uma amostra claro de como a Defesa é necessária, não apenas para nos proteger de outro Estado, mas para nos defender de toda e qualquer aeaça que se faça a nosso povo e a nossas leis.

Resumindo: Defesa é um direito do cidadão, Defesa é um direito de Cidadania.



CONTINUA.... Essa palestra sera dividida em 3 partes para que possamos apreciar e assimilar o conteúdo apresentado,

Autor Angelo Daniel Nicolaci
Editor/palestrante





O CENTRO ESPECIALIZADO DE INSTRUÇÃO DE TIRO TÁTICO
apresente o seminário
“Inteligência e Contra-Inteligência”
Inteligência e Contra-Inteligência na Gestão Empresarial

Datas:
Aos Sábados, dias 14, 21, 28 de Novembro de 2009.

Horário: Das 08:00hs as 17:00hs

Objetivo:
Apresentar sem Segredo a Metodologia utilizada na Produção e
na Salvaguarda das informações sensíveis, Atividade fundamental as
novas práticas do Planejamento e da Gestão Estratégica da Segurança
Empresarial, municiando os profissionais de ferramenta imprescindível na
assessoria à alta gestão em seus processos decisórios.

Local: RJ, Instituto Semper Parabellum.
Valorize sua carreira e desenvolva-se profissionalmente.

Público Alvo:
Diretores, Gerentes e Supervisores da área de Segurança,
Administradores de Empresas, Agentes de Segurança Pública e Privada,
Investigadores e demais interessados em conhecer a
Metodologia utilizada na Produção e na Salvaguarda das informações.

Descrição:
A informação é um ativo de grande valor para qualquer organização
e Conseqüentemente necessita ser adequadamente protegida.
O tratamento adequado a este tema e o preparo do Profissional protege a
informação de diversos tipos de ameaças e garante a continuidade do
objeto de negócio da organização, minimiza os danos aos negócios e
maximizar o retorno dos investimentos, bem como oportunidades de negócio.

Conteúdo Programático:
Conceito de Inteligência e Contra- Inteligência dentro do Ambiente Empresarial.
Abordagens Preventivas, Reativas e Pró-ativas.
O Homem, a sua melhor Ferramenta.
Doutrina da Inteligência.
A Metodologia e seus Princípios.
Informação, Contra-Informação e a Produção do Conhecimento.
Pedido de Busca, Coleta e Busca de Dados.
Interpretação, Análise, Integração e Disseminação.
Contra-Inteligência.
Contra-Inteligência Passiva e Ativa.
Proteção do Conhecimento, Classificação, Compartimentação,
Desinformação, Criptografia.
Contra-Espionagem, Contra Sabotagem, Contra-Propaganda Enganosa.

Incluído:
Certificado (40h/a), Material Didático, Camiseta do Curso.

Investimento: R$ 660,00 (através de depósito bancário até 30/10/09).

>>> Metodologia de Ensino 100% Nacional <<<

Cássio Holanda.
Consultoria e Treinamento em Segurança.
Instituto Semper Parabellum.

Outras Informações:
Telefone: (21) 9976-7654

E-mail: [email protected]

LEVAMOS A INSTRUÇÃO ATÉ A SUA UNIDADE OPERACIONAL,
EDUCACIONAL OU EMPRESARIAL.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger