O Exército Brasileiro (EB) estuda a aquisição de 12 helicópteros H145M, fabricados no Brasil pela Helibras, subsidiária da Airbus Helicopters, como parte do processo de modernização da Aviação do Exército Brasileiro. A iniciativa visa reforçar a capacidade da força em transporte, apoio tático, operações de combate e inserção de tropas, trazendo aeronaves de alta tecnologia para ampliar a eficiência das missões da força terrestre.
O interesse na compra foi revelado pelo General de Divisão Everton Pacheco da Silva, chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército, durante audiência pública no Senado Federal, quando discutia-se a PEC 55/2023, que propõe orçamento mínimo para o Ministério da Defesa. Segundo o general, os helicópteros seriam entregues em três lotes de quatro unidades, entre 2028 e 2030, complementando os UH-60M Black Hawk, que já tem a primeira unidade prevista para entrega ainda este ano.
O H145M é um helicóptero bimotor de alto desempenho, capaz de atingir velocidades superiores a 240 km/h, com autonomia de cerca de 3h30min e alcance próximo de 640 km. Pode transportar até dez militares equipados, cargas externas de 1,6 tonelada ou ser configurado para transporte aeromédico com duas macas e equipe médica completa. Seu cockpit digital, equipado com três displays multifuncionais, facilita a tomada de decisão em tempo real, reduzindo a carga de trabalho da tripulação em operações complexas.
Além do transporte e apoio tático, o H145M pode ser equipado com o pacote HForce, que transforma o helicóptero em uma plataforma de combate capaz de operar com metralhadoras calibre .50, canhões de 20 mm, foguetes guiados e mísseis antitanque, incluindo o Spike, já em uso pelo Exército Brasileiro. Sistemas eletro-ópticos e capacetes com display integrado aumentam a consciência situacional e a precisão durante os engajamentos.
Em 2023 durante a LAAD, nosso editor conheceu o H145M
Apesar da intenção de compra, nenhum contrato foi assinado até o momento. Caso concretizada, a aquisição dos H145M marcará um passo importante na modernização da Aviação do Exército Brasileiro e no aumento da capacidade operacional do Brasil em missões estratégicas de defesa e segurança.
GBN Defense - A informação começa aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário