
A Coreia do Norte conseguiu realizar a fusão nuclear, um "progresso" maior no desenvolvimento da tecnologia atômica, anunciou nesta quarta-feira a imprensa oficial norte-coreana.
Segundo Rodong Sinmun, o jornal do Partido Comunista, trata-se de "um progresso no desenvolvimento de uma tecnologia nuclear nova" para o regime de Pyongyang
O jornal não faz qualquer referência a eventual utilização desta tecnologia visando a um artefato militar atômico.
"A bem sucedida fusão nuclear é um grande acontecimento, que prova o rápido desenvolvimento da ciência e da tecnologia da RPDC", a República Popular Democrática da Coreia, destaca o órgão oficial do regime do presidente Kim Jong-Il, que já possui a bomba A, de fissão nuclear.
O jornal lembra que em todo o mundo os cientistas estudam a fusão nuclear para obter "uma nova energia, segura e que respeita o meio ambiente".
O Rodong Sinmun destaca que os materiais utilizados para se obter a reação termonuclear foram fabricados do modo coreano, concluindo uma pesquisa fundamental em matéria de reação de fusão nuclear, que utilizou potentes recursos científicos e tecnológicos...".
Coreia do Norte "realizou um progresso decisivo para o desenvolvimento de uma nova energia, e inaugura uma nova fase no desenvolvimento nacional das ciências e tecnologias mais recentes".
O regime norte-coreano desenvolve há décadas um programa de armamento nuclear baseado no plutônio produzido em seu reator de Yongbyon.
Em setembro passado, Pyongyang anunciou, pela primeira vez, que havia chegado à fase final do processo de enriquecimento do urânio, outra tecnologia para a fabricação da arma atômica.
Fonte: AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário