A BAE Systems e a General Dynamics Land Systems formalizaram uma parceria estratégica para oferecer o veículo todo-terreno BvS10 Beowulf ao projeto de Aprimoramento da Mobilidade no Ártico Canadense (DAME), do Exército do Canadá. O acordo combina a expertise da BAE Systems Hägglunds no desenvolvimento de plataformas de alta mobilidade e a capacidade da GDLS de fornecer suporte em serviço de longo prazo em território canadense.
“A capacidade de operar no Ártico é crucial para o Canadá, e o Beowulf impulsionará os objetivos estratégicos atuais e futuros devido à sua capacidade de operar em temperaturas extremas e terrenos inóspitos”, afirmou Tommy-Gustafsson-Rask, diretor-geral da BAE Systems Hägglunds. Ele destacou ainda que a linha de produção consolidada e a cadeia de suprimentos integrada garantem disponibilidade de peças e sustentação contínua.
O Beowulf é um veículo de carroceria dupla com elevada mobilidade fora de estrada, projetado para superar lama, areia, turfeiras, neve, gelo e águas profundas graças às suas capacidades anfíbias. Baseado na família BvS10, já operada por oito nações, incluindo seis membros da OTAN, o sistema oferece maturidade tecnológica e reduzido risco operacional para missões em ambientes extremos.
Para a GDLS, o projeto reforça décadas de parceria com as Forças Armadas Canadenses. “Estamos orgulhosos de trazer o Beowulf para atender aos requisitos do DAME”, afirmou Dave Haggerty, vice-presidente e gerente-geral da GDLS-Canadá. Segundo ele, a expertise acumulada pela empresa permitirá fornecer componentes produzidos no Canadá e adaptados às necessidades nacionais, garantindo relevância operacional e logística ao longo de todo o ciclo de vida do veículo.
BAE Systems Hägglunds e GDLS destacaram que a proposta oferece ao Canadá uma capacidade robusta e comprovada, apta a permitir presença sustentada no Ártico e resposta eficaz a ameaças emergentes em coordenação com aliados.
Solução para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil?
Embora concebido para o ambiente ártico, o BvS10 Beowulf apresenta características que dialogam diretamente com necessidades atuais e futuras do Corpo de Fuzileiros Navais, sobretudo com a futura incorporação do ex-HMS Bulwark, agora NDM Oiapoque, que ampliará o alcance expedicionário da Força.
Com sua carroceria dupla, baixa pressão sobre o solo e elevada mobilidade em terrenos saturados ou destruídos, o Beowulf pode oferecer ganhos significativos em operações anfíbias, ribeirinhas, litorâneas e em áreas afetadas por desastres naturais. Essa versatilidade interessa especialmente diante dos recentes cenários de atuação do CFN em apoio à população nas enchentes do Rio Grande do Sul e nos deslizamentos no litoral paulista, quando equipes enfrentaram vias colapsadas, áreas totalmente alagadas e regiões isoladas onde a mobilidade terrestre convencional se tornou inviável.
Plataformas como o Beowulf reduziriam esses gargalos, permitindo alcançar rapidamente zonas isoladas, transportar suprimentos, retirar desabrigados e dar apoio logístico em cenários extremos. Sua modularidade também permite configurar versões para transporte de tropas, evacuações médicas, comunicações e apoio humanitário, capacidades essenciais para missões de Defesa Civil e operações interagências.
Em um momento em que o CFN revisita seu portfólio de meios e avalia soluções de alta mobilidade leve, o Beowulf surge como uma opção tecnicamente coerente para complementar as capacidades que o NDM Oiapoque trará à Marinha do Brasil, reforçando a prontidão expedicionária e a capacidade de resposta em ambientes desafiadores.
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