
O governo da China destacou nesta terça-feira que a comunidade internacional ainda tem margem para esforços diplomáticos na questão nuclear iraniana e pediu a retomada das negociações o mais rápido possível.
"Acreditamos que o diálogo e as negociações são o caminho adequado para solucionar o tema nuclear iraniano", declarou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Jiang Yu.
"Ainda existe margem para esforços diplomáticos e esperamos que todas as partes adotem uma política pragmática e mais flexível para reativar os esforços diplomáticos, e para que as conversações sejam retomadas o mais rápido possível", acrescentou.
A declaração chinesa foi divulgada depois que o governo dos Estados Unidos afirmou na segunda-feira que "a porta ainda está aberta" para que o Irã atenda as demandas do mundo na questão nuclear.
Mas Washington também advertiu que conversa com os aliados a respeito dos próximos passos, que podem incluir sanções contra o Irã.
Fonte: AFP
Nota do Blog: Eu acredito também que ainda há possibilidade de diplomáticamente chegar a um acordo com o governo de Teerã, pois não vejo com maus olhos o desenvolvimento de tecnologia nuclear por aquela nação, muitos, principalmente os americanos pregam que os iranianos são um povo radical que apoia o terrorismo, mas onde estão as provas de qualquer apoio daquele governo á Osama Bin Laden? Até onde sei, num passado não tão distante, quem apoio Osama foram os americanos.
O Irã apoia grupos extremistas? Possivelmente sim. Provas só dão ligação deste Estado com aqueles grupos que buscam se opor as politicas duras de Israel, onde procura auxiliar na defesa dos Palestinos que sofrem a anos em um conflito cuja vantagem bélica pende para Israel, que ao invés de buscar uma solução diplomática, continua com a política de assentamentos no lado Palestino e realiza campanhas militares onde as principais vítimas são civis, o maior número sendo crianças e mulheres. Esta questão o mundo dá as costas, mas procuram criar inimigos onde poderiam buscar uma convivência pacífica.
O programa do Irã é nebuloso? Sim realmente é, e não há garantias de que não haja planos de no futuro produzir armas nucleares. Mas Israel as possui e o mundo não exige um controle deste arsenal, arsenal o qual não temos nem ideia do tamanho e capacidade. Precisamos é de uma política de igualdade no Oriente Médio, mas o Ocidente devido a sua consciência pesada devido ao Holocausto contra os Judeus promovido pelos nazistas, fecha os olhos para as atrocidades cometidas hoje pelos israelense, sob a desculpa de que eles estão apenas buscando se defender. Com isso temos um peso e duas medidas no Oriente Médio, sendo os árabes vistos sempre com olhar desconfiado pelo ocidente, mas parecendo refletir o tempo da cruzadas.
Não sou anti-semita ou pró-irã, mas eu acredito que devemos analisar bem tudo que chega a nós pela imprenssa que é completamente parcial e influênciada por interesses. Devemos buscar o que esta por trás dos fatos e o que deseja cada personagem neste cenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário