
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que mandou interceptar nesta sexta-feira um avião de guerra dos Estados Unidos que violou o espaço aéreo de seu país.
"Estão lançando uma provocação [...] são aviões de guerra", disse Chávez em uma reunião com seus ministros.
Segundo Chávez o avião americano, um P3 Orion de patrulha marítima e antissubmarino, saiu de Curaçao, nas Antilhas Holandesas, e retornou ao mesmo ponto em frente à costa venezuelana.
"Nós não estamos inventando nada, quando dizemos ao governo da Holanda que deve assumir as suas responsabilidades", acrescentou o presidente venezuelano, lembrando que seu país tem uma refinaria nessa ilha que "emprega muitas pessoas.
"Nós estamos prontos para defender a soberania da Venezuela [...] e acusamos o governo dos Estados Unidos e Holanda de lançar ações provocativas contra a Venezuela para encontrar uma desculpa para atacar a Venezuela", insistiu.
Na semana passada, o governo da Venezuela denunciou que aviões militares americanos estão violando seu espaço aéreo, depois de decolarem das Antilhas Holandesas. As alegações foram rejeitadas por Washington e pela Holanda.
Segundo Chávez, nesta sexta-feira o avião americano manteve-se meia hora no espaço aéreo venezuelano.
"Nós sabemos de onde saem, aonde chegam. Estamos vendo, nós sabemos o nome do piloto e copiloto, onde nasceram até o número da carteira de identidade. Nossa inteligência tem melhorado muito", disse Chávez.
Fonte: Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário