quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Aviões dos EUA poderão usar aeroportos comerciais da Colômbia


Aeronaves militares dos Estados Unidos poderão usar na Colômbia os aeroportos comerciais que operam internacionalmente, segundo acordo assinado na sexta-feira entre os dois países e que teve o texto completo divulgado nesta quarta-feira por Bogotá.

O documento, divulgado pela chancelaria colombiana, confirma assim a autorização que as aeronaves americanas já têm para aterrissar em qualquer aeroporto internacional do país. "Irá se estabelecer um mecanismo para determinar a estimativa do número de voos que irão usar aeroportos internacionais, em conformidade com as leis e regulamentos colombianos", afirma o texto do acordo publicado no site do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

Pelo texto, as partes "assinarão acordo de implementação no qual serão estabelecidos os procedimentos para a entrada, o sobrevoo e a aterrissagem; e designados os aeroportos internacionais para a entrada e saída do país".

"O uso de aeronaves exigem aparelhamento em terra para o fornecimento de combustível e em alguns casos para análise técnica, o que exigirá funcionários estrangeiros em aeroportos", lembrou o jornal "El Tiempo".

Hoje, a Colômbia possui sete pistas internacionais, nas cidades de Bogotá, Medellín, Cali, Barranquilla, Cartagena, Bucaramanga e San Andrés. Antes do acordo desta sexta-feira, as aeronaves militares americanas só podiam entrar na Colômbia pelo aeroporto El Dorado de Bogotá e, dali, se dirigiam a outros destinos.

Fontes da Força Aérea Colombiana (FAC) confirmaram ao diário "El Tiempo" que o tema é "irrelevante", porque as pistas serão usadas apenas para aterrissagem e decolagem.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário