Em recente anúncio, o Prof. Dr. Haluk Görgün, da Agência Turca de Industrias de Defesa, a SSB, revelou detalhes sobre o ambicioso Programa Steel Dome, que promete revolucionar a capacidade de defesa aérea da Türkiye. Durante a reunião do Comitê Executivo da Indústria de Defesa, liderada pelo Presidente do país, foram discutidos importantes avanços e tomadas decisões estratégicas que fortalecerão as capacidades militares turcas.
O Programa Steel Dome, descrito como um "sistema de sistemas", integra uma abordagem em camadas para a defesa aérea, onde todos os sensores e armas operam em sinergia, formando uma rede de proteção que cria uma cobertura aérea comum. Essa cobertura é transmitida em tempo real para os centros de operação, permitindo que as decisões sejam tomadas com base em dados precisos, complementados por suporte de inteligência artificial.
![]() |
O Prof. Dr. Haluk Görgün anunciou os avanços no Programa Steel Dome |
A execução do Steel Dome será realizada por uma colaboração entre as principais empresas de defesa da Türkiye, incluindo ASELSAN, ROKETSAN, TÜBİTAK SAGE e MKE. Esta aliança estratégica não só fortalece o Programa, mas também demonstra a crescente capacidade tecnológica e industrial do país. O Prof. Dr. Görgün enfatizou que o Steel Dome é um projeto local e nacional, refletindo o compromisso da Türkiye em utilizar tecnologias autossuficientes e inovadoras.
Além do Steel Dome, outras 56 iniciativas foram aprovadas durante a reunião, contemplando desde veículos marítimos e aéreos não tripulados kamikazes até sistemas de mísseis de longo alcance. Essas decisões reforçam o contínuo fortalecimento das Forças Armadas Turcas e outras agências de segurança, destacando o papel central da indústria de defesa na estratégia de segurança nacional da Türkiye.
Com o apoio inabalável da nação e do Estado, a Türkiye avança com determinação em direção a um futuro onde suas capacidades de defesa estão cada vez mais robustas e autossuficientes, posicionando o país como uma "potência emergente" na arena global.
GBN Defense - A informação começa aqui
com SSB
Nenhum comentário:
Postar um comentário