quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Irã Implanta Sistemas de Guerra Eletrônica Murmansk-BN em Resposta a Tensões Regionais

O Exército iraniano anunciou a implantação de sistemas de guerra eletrônica GT-01 Murmansk-BN, de origem russa, em várias regiões do país. A decisão vem em um momento de crescente tensão com Israel, após o assassinato do chefe do Bureau Político do Hamas, Ismail Haniye, em Teerã, na semana passada. Até o momento, não foram fornecidos detalhes sobre como ou quando os sistemas chegaram ao Irã.

A cooperação entre o Irã e a Rússia tem aumentado substancialmente desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. A Rússia tem fornecido ao Irã munições e veículos aéreos não tripulados (UAVs) kamikaze, enquanto o Irã tem contribuído com equipamentos militares para a Rússia, incluindo aviões de guerra Su-35.

O Murmansk-BN é um dos sistemas de guerra eletrônica mais avançados da Rússia. Projetado para interceptar sinais de rádio inimigos, GPS, comunicações e transmissões via satélite, o sistema possui um alcance de até 5.000 quilômetros. Seu principal objetivo é bloquear transmissões de alta frequência e comunicações militares de alta frequência por satélite, especialmente contra forças da OTAN.

Desenvolvido a partir de 1992, o Murmansk-BN é um sistema móvel montado em veículos blindados KamAZ-5350 e KamAZ-63-50. O complexo de antenas do sistema pode atingir uma altura de 32 metros, e o tempo padrão de implantação pode levar até 72 horas. O sistema começou a ser utilizado pela Frota do Norte da Rússia em 2014, foi implantado na Península da Crimeia em 2017, na Frota do Báltico em 2018 e na guerra na Ucrânia em 2022.

A instalação dos sistemas Murmansk-BN no Irã representa um avanço significativo na capacidade de guerra eletrônica do país, refletindo a crescente colaboração militar entre o Irã e a Rússia em resposta a tensões geopolíticas na região.


GBN Defense - A informação começa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário