quarta-feira, 1 de junho de 2022

Ativado Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais para apoiar vitimas das chuvas em Pernambuco.



A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) durante a fase final do exercício combinado com a Marinha francesa, a "Operação Fortaleza 2022” encerrada hoje com uma demonstração operativa na cidade de Fortaleza (CE), já prontamente atendeu ao acionamento para prestar apoio as operações de resgate às vitimas das fortes chuvas que atingiram a cidade de Recife (PE).

Nas primeiras horas desta quarta-feira (1), um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais que estava atuando na "Operação Fortaleza", no Ceará, mobilizou parte de suas tropas e material para seguir de imediato em reforço à atuação da MB no apoio a população pernambucana, demonstrando a enorme capacidade expedicionária, elevada versatilidade e capacidade de pronto emprego onde e quando se faça necessário.

Para cumprir a nova missão emitida pelo Ministério da Defesa (MD), foi ativado o Grupamento Operativo de Defesa Civil em Recife, sob a responsabilidade do Comando do 3° Distrito Naval, o qual contará com a seguinte estrutura e contingente:

GptOpDefCivil Recife


Componente de Comando (CCmdo)

Cujo comandante será o Capitão de Fragata Rodrigo Rodrigues, comandante do GptOpFN de Natal

Componente de Combate Terrestre (CCT)

Composto basicamente por uma companhia com militares da FFE e do GptFuzNavNa, com cerca de 150 militares .

Componente de Apoio ao Serviço de Combate

Afim de prover todo o suporte logístico para esse Grupamento no socorro às vítimas. 

Totalizando cerca de 170 militares entre oficiais e praças 


Quanto aos diversos Meios empregados convém destacar:

- 04 Viaturas 5 TON 

- 01 Viatura 7 TON (socorro)

- 02 Viatura UTI (ambulância)

- 01 Viatura L200

- 03 CLAnf 

- 03 CAVMEC


Logo nas primeiras horas da manhã, um destacamento precursor desse Grupamento seguiu com destino à Recife a fim de levantar às eventuais necessidades com fins de reforçar a presença da MB no local . 

Adicionalmente sairão do GptFNNa e incorporarão ao GptOpDefCivil os seguintes meios :

02 Viaturas MARRUÁ;

02 Viaturas ATEGO;

01 Viatura Ambulância

01 ÔNIBUS;

02 Caminhões Cisterna de "Água"

01 Caminhão PRANCHA.


Além da ativação do Grupamento Operativo de Defesa Civil, a Marinha do Brasil também está enviando o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, que já suspendeu de Fortaleza rumo a Natal, onde irá embarcar pessoal médico e material de apoio que será levado para Recife assim que embarcados.

No total, mais de 500 militares das Forças Armadas estão prestando auxílio no local, sendo até o momento aproximadamente 150 da Marinha.

As Forças Armadas estão integrando o Gabinete de Crise do Governo do Estado de Pernambuco e, ainda no sábado (28), a Marinha iniciou trabalho de resgate de vítimas que estavam ilhadas na capital. Os militares também atuaram no resgate de moradores no município de Candeias que estão desabrigados e distribuíram alimentos e água à população.

Mais uma vez a Marinha do Brasil e sua Força de Fuzileiros demonstrando flexibilidade e rapidez em apoiar a população brasileira em mais uma ação subsidiária, sendo digno de nota a pronta resposta, que já tem sido recorrente, apesar de muitas vezes pouco divulgada pela grande mídia.

Um Bravo-Zulu aos nossos bravos militares envolvidos em mais uma importante missão de cunho humanitário em nosso Brasil, mostrando a população a importância do investimento contínuo em capacitação e meios para nossas Forcas Armadas.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com apoio da FFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário