quinta-feira, 16 de setembro de 2021

FAB vai receber mais quatro caças Gripen este ano



A sueca Saab anunciou que pretende entregar mais quatro exemplares do F-39E Gripen à Força Aérea Brasileira no final deste ano, evento previsto para novembro. Duas aeronaves já estão prontas e outras duas unidades estão em fase final de produção na unidade da Saab em Linköping, segundo afirmou o vice-presidente de marketing e vendas da área de negócios aeronáuticos da Saab, Mikael Franzén, em entrevista ao Valor.

O primeiro exemplar brasileiro do Gripen E continua em processo de certificação no Brasil, onde desembarcou há quase um ano para o programa de certificação. Os dois exemplares serão transportadas de navio, assim como o primeiro exemplar. Esta opção de translado por via marítima foi definida no fim de novembro entre a FAB e a Saab. Por questões de segurança, o lote de quatro aeronaves virão separadas, com outras duas transladadas numa data posterior.

“Temos um simulador integral de voo em Gavião Peixoto (SP), o único fora da Suécia, e estamos apoiando a FAB na introdução das aeronaves. Um piloto de testes está aqui em Linköping agora mesmo, trabalhando com a nossa equipe, há dois pilotos de testes da FAB e outros dois da Embraer no interior de São Paulo”, disse o executivo, ressaltando que o pacote não envolve apenas a entrega dos equipamentos.

“Quando se fala de um caça, não é exatamente como comprar um carro. Compra-se a manutenção, as armas, os simuladores, o treinamento. Também estão sendo treinados cinco pilotos operacionais.”



GBN Defense - A informação começa aqui

Com informações do "Valor"





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário