domingo, 13 de fevereiro de 2011

Anac libera 'caveirão do ar' para atuar em operações policiais no Rio


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu, na tarde desta sexta-feira (4), a liberação necessária para que o ‘caveirão do ar’, primeiro helicóptero totalmente blindado da Polícia Militar, comece a atuar em operações no estado do Rio de Janeiro. Vinda dos Estados Unidos, a aeronave chegou nesta manhã ao Grupamento Aeromarítimo (GAM) de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Mas, de acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Rio, apesar de o helicóptero já ter sido certificado pela Anac, ainda falta a certificação especial dos pilotos que vão operar a aeronave. Mesmo assim, segundo a secretaria, essas questões burocráticas não vão afetar o planejamento da polícia, já que o uso do helicóptero "não é fundamental para a operação de amanhã".

A secretaria ressaltou que ainda não há uma data definida para que o 'caveirão do ar' comece a operar, mas não descartou que seja nesse fim de semana.

O governo do estado informou que pretende começar a ocupar favelas dos morros do Catumbi, Santa Teresa e Estácio, no Centro do Rio, até a próxima segunda-feira (7).

Treinamento nos EUA
De acordo com o subcomandante do GAM, o tenente-coronel Miguel Ramos, a Anac solicitou que os pilotos façam uma prova para que seja dada a licença ao ‘caveirão do ar’.

“Fizemos treinamento de 15 dias em Dallas, nos EUA, para aprender a teoria e a prática desse blindado. No entanto, a Anac solicitou que fizéssemos uma prova para que possamos usar o helicóptero”, explicou.

O G1 tentou fotografar o interior do blindado, mas o GAM não permitiu que fossem feitas imagens. O helicóptero é um modelo Huey, da empresa americana Bell. O novo "caveirão do ar" é maior do que os helicópteros da frota atual da corporação e pode transportar até 13 tripulantes.

Operações noturnas
A aeronave suporta tiros de fuzil e outras munições. Segundo o tenente-coronel, o helicóptero além de ser blindado, pode fazer sobrevoos noturnos. “Podemos fazer operações noturnas porque o helicóptero tem um sistema de iluminação próprio para isso”, explicou.

O helicóptero é parecido com o modelo adquirido pela Polícia Civil, mas foi adaptado para atender às necessidades da corporação. Quatro pilotos participaram do treinamento nos Estados Unidos. Segundo o tenente-coronel, a aeronave pode voar até 3h seguidas. Com a compra desse blindado, a Polícia Militar possui quatro helicópteros e dois aviões.

Fonte: Portal G1

Nota do Blog: Em breve iremos trazer uma matéria exclusiva sobre o novo helicóptero da PMERJ, o qual vamos conhecer de perto em mais uma de nossas materias junto à Policia Militar do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário