quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Shell promove cultura de jovens empreendedores em evento na FIRJAN


Nesta última quarta-feira (10/11), foi realizada na sede da FIRJAN uma feira de negócios da rede de empreendedores do programa Shell Iniciativa Jovem 2010. O Programa Shell Iniciativa JOVEM é a versão brasileira do Shell LiveWIRE International- um programa mundial de investimento social, presente em mais de 20 países, que visa beneficiar os jovens, possibilitando que estes desenvolvam seu próprio negócio, capacitando e incentivar a cultura do jovem empreendedor, sendo um dos programas de responsabilidade social da Shell.

O programa que já foi executado no Rio de Janeiro há alguns anos, voltou a ser realizado em parceria com o CIEDS, foi um grande desafio retomar o projeto, mas se uniram a esta iniciativa outros parceiros de peso como a SUESC, SEBRAE, FIRJAN e IEL.

Nesta fase do programa os jovens empreendedores que superaram as diversas fases do programa, apresentaram seus projetos em uma feira de negócios, onde pudemos também assistir à palestra de Léo Feijó do Grupo Matriz, apresentação musical, desfile de modas e a premiação dos três melhores projetos avaliados por uma banca de jurados.


Na minha concepção, como participante das várias etapas do programa, passando por todas as fases, vejo com muitos bons olhos tal iniciativa. Realmente é um programa muito dinâmico e que dá aos jovens muito conteúdo necessário para se tornar um empreendedor de sucesso, assim como ajuda a descobrir qualidades e capacidades antes inexploradas. Mesmo tendo sido tudo muito rápido e mesmo necessitando de alguns ajustes para o próximo ano, o Iniciativa Jovem, pode ser considerado um projeto de sucesso que deveria se expandir por todo o Brasil, sendo um exemplo de participação da iniciativa privada no desenvolvimento de nosso país e mesmo porque não de nossa economia.



O evento exibiu um enorme leque de projetos nos mais variados setores, seja culinária,moda,ONGs,serviços diversos, com empreendimentos de pequeno investimento inicial e até projetos de alto investimento, passando dos trezentos mil reais, o qual agradece a Deus e ao programa que possibilitou a captação de um sócio investidor.


Aproveitando a minha participação no evento, entrevistei alguns amigos participantes do projeto.

O que você achou do evento, e o que achou do programa? Perguntei a Cecília Estella da Empório Dança:

“Esperava um público maior, o evento foi muito bem organizado, sendo o saldo muito positivo, pois além de apresentar nosso projeto, tivemos a oportunidade de fazer novos contatos. O projeto ajudou muito a desenvolver o meu negócio, ampliando as idéias, nos trazendo muitos novos conhecimentos que nos são importantes. A única coisa que acho que poderia ter sido melhorada foi o intercâmbio entre as turmas.”


Outro entrevistado foi Davi do Estúdio Tanure, ao qual perguntei sobre qual foi a importância do programa em seu projeto?

“Acho que foi muito importante tal iniciativa de apoio ao empreendedor, foi um importante incentivo para trabalharmos nossas idéias e transformá-las em projetos, além de toda a rede de contatos, divulgação e apoio que tivemos. Aprendemos a filtrar melhor o foco do investimento em nossos projetos, o resultado do programa foi muito bom.”


O ponto alto do evento foi a premiação dos três melhores projetos e um prêmio especial de revelação.

O terceiro Lugar ficou com Fernando Fagundes da SKADI Entertainment que recebeu um prêmio de quatro mil Reais.


O Segundo Lugar Com Julia Vidal, estilista e dona da Balaco que recebeu um prêmio de seis mil Reais


O Primeiro Lugar ficou com Danielle Vargas Claussen Gandarilla, design de jóias dona do empreendimento A Feira recebendo o prêmio de Dez mil Reais.


O Premio de Revelação foi concedido a Ana Paula que recebeu mil Reais. Lembrando que os valores dos prêmios devem ser aplicados nos projetos de negócio apresentados.


Também gostaria de registrar aqui o agradecimento a toda a equipe do CIEDS que conduziu o programa, em especial quero citar algumas pessoas que foram fundamentais: Fernanda Medeiros – coordenadora do projeto, Rebeca Martins, Alan Leites e Daniel. Além de todos os professores e orientadores que nos apoiaram e como não poderia deixar de lembrar todos os amigos que fizemos durante essa longa caminhada. Desejo a todos muito sucesso nessa jornada que se inicia como novos empreendedores.

Angelo D. Nicolaci

2 comentários:

  1. De fato, é de suma importância para economia, desenvolvimento, e maior distribuição de renda do país, que haja projetos como este, que visa, dar apoio e incentivo a jovens com características e comportamentos empreendedores. Importante que haja iniciativa tanto das entidades públicas, quanto das privadas. O entendimento que ações como estas não são caridades, pelo menos não no sentido usual que é comum à nossa língua. Mirando-se no princípio da ética kantiana, onde a moralidade está associada a fazer o bem, não por deleite pessoal, mas sim pelo dever de fazer o bem. Do contrário ações como essas correm o risco de transformarem-se em sardinha para brasa das vaidades das pessoas e entidades em geral, não dando prosseguimento ao desenvolvimento real. Portanto, que todos tomem iniciativa a façam a diferença. e que cada vez mais o iniciativa jovem possa exercer o dever de ser responsável socialmente, apoiando mais e mais pessoas a encontrarem uma brecha no caminho destta vasta estrada chamada empreender.
    Kenia Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post Angelo! Isso tudo é só o começo de muitas atividades do programa!
    Desejo, em nome de toda a equipe, muito sucesso para todos vocês!!
    Um grande abraço,
    Fernanda Medeiros

    ResponderExcluir