segunda-feira, 17 de maio de 2010

E agora José? Irã assina acordo nuclear proposto por Brasil e Turquia


Apenas um detalhe, a BBC britânica destaca no título a vitória da Turquia (Iran signs nuclear fuel-swap deal with Turkey) e não do Brasil e Turquia.

O interessante é saber que Erdogan só chegou hoje ao Irã, e que as negociações foram feitas diretamente entre o Amorim, Lula o chanceler Turco e os contrapartes Iranianos.

Vale lembrar a sra. Hillary Clinton e a todos os céticos de plantão de que o acordo assinado não foi elaborado pelo Brasil e Turkia, e que ninguém está acobertando o plano maquiavélico nuclear iraniano, e sim que Brasil e Turquia convenceram o Irã a assinar o acordo Nuclear proposto pela própria AIEA (Nações Unidas)em dezembro passado o qual o Irã se negou a assinar na altura.

Parabéns a diplomacia Brasileira e Turca pelo feito, é necessário ainda uma série de medidas e negociações, porém este primeiro passo demonstra claramente ao mundo que é necessário outros meios e atuantes para se fazer valer os lemas “liberdade, Justiça e democracia” defendidos por muitos da boca pra fora.

Os atuantes de outrora provaram-se incapazes de conseguir tal feito.

Este acordo não resolve os problemas políticos internos do Irã, nem garante a paz no oriente, mas ele não é para isto, ele simplesmente procura fazer o Irã respeitar as determinações da ONU quanto a questão Nuclear, fazendo com que o país siga as normas internacionais propostas pela própria ONU.

Porém não deixo de destacar que a vitória mostra a capacidade dos negociadores de poderem atuar em todas as outras questões, como a dos direitos humanos, liberdade e democracia se for necessário, com muito mais moral do que os negociadores de até agora.

Não tenho dúvidas de que tentarão minimizar ao máximo a conquista com outras críticas e dúvidas, novas exigências, novos focos de discordância, novas intrigas.

Principalmente quem apostou errado e quem saiu perdendo, afinal, interessa a muita gente que este acordo vá por água abaixo e usarão de tudo para isto.

Lula tem razão, tem muita gente que não quer a paz…

É o mundo da Geopolítica, e não a Geopolítica do mundo, aprendam a jogar e é jogando que se aprende.


E.M.Pinto
editor do Plano Brasil

Parceria UNION click sobre o titulo da postagem para conhecer nosso parceiro Plano Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário