quinta-feira, 6 de maio de 2010

Contrastes entre dois finais de mandato:




Dia 6 de maio de 2001:

a) Brasil vive crise dramática de energia e aguarda o pronunciamento do Presidente Fernando Henrique Cardoso que anunciará o racionamento à Nação;

b) Folha Online: "Além de sofrer com o aumento das tarifas de energia elétrica, o brasileiro ainda terá de gastar mais dinheiro para acender uma vela, em caso de apagões".

c) preço do produto será reajustado devido ao aumento de 5,5% no valor da parafina, vendida mais cara pela Petrobras desde o último dia 1º.

d) acidente com a plataforma P-36, que explodiu e afundou na Bacia de Campos dia 20-03, causou 11 mortes e reduziu a produção nacional de petróleo em 84.000 barris/dia

e)Agência Nacional de Petróleo (ANP) afirma que acidente foi causado por " "não-conformidades quanto a procedimentos operacionais de manutenção e de projeto" por parte da Petrobrás.

f) Folha On line: "Se os aumentos de tarifa não forem suficientes para reduzir o consumo de energia elétrica, brasileiros poderão ficar até quatro horas por dia no escuro".


Dia 6 de maio de 2010:

a) governo anuncia o Plano Nacional da Banda Larga para garantir acesso de alta velocidade à Internet a 40 milhões de domicílios até 2014; a estatal Telebrás é capitalizada para assumir o comando da rede de transmissão.

b) Governo cria Eximbank para incentivar exportações e define incentivos fiscais com devolução rápida de tributos para alavancar vendas brasileirsas ao exterior;

c) Indústria de máquinas e equipamentos registra o melhor março da sua história com faturamento de R$ 7,2 bilhões

d) IBGE: crescimento de 18% da produção industrial no 1º trimestre configura a maior expansão trimestral desde o início da série histórica, em 1991.

e) Petrobrás prepara-se para realizar mega-capitalização destinada a investimentos da ordem de US$ 174 bilhões na exploração das reservas brasileiras do pré-sal, a principal descoberta de petróleo do mundo nas últimas décadas;

f) Oposição no Congresso boicota votação das regras do pré-sal que garantem soberania nacional no controle das novas jazidas;

g) José Serra, ex- ministro da Saúde e do Planejamento Econômico de FHC, apresenta-se novamente como candidato das forças anti-Lula à Presidência da República, agora com dimensão regional: o tucano afirma que o Mercosul é uma farsa; quer impedir a adesão da Venezuela ao bloco e sinaliza um retorno à diplomacia de FHC de alinhamento com os EUA.

Fonte: Carta Maior

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Putz blogezinho fulero que apaga os comentarios das pessoas que postam aqui, ontem tinha uns cara aqui criticando kkkk vcs não aguentam ser criticados?

    Só por precaução vou tirar um print deste post para me precaver que vcs não irão apagar. kkk

    ResponderExcluir
  3. Prezado leitor,

    Primeiro, quero deixar claro que aqui não apagamos comentários, pois nosso foco é promover a discussão. O que não é admitido aqui é ofensas e desrespeito ao próximo como foi o caso exibido nos comentário que foram excluidos, pois não somos a favor de censura, mas temos de manter o bom censo, afinal aqui não é um espaço para troca de ofensas e sim para discussão das questões que envolvem nossa sociedade de maneira aberta sem partidarismo, aceitamos criticas sim, se você acompanha o GeoPolítica Brasil desde o inicio verá que sempre lidamos com criticas e elogios da mesma forma, afinal opinião cada uma tem a sua e o direito de expressa-la, o que é importante na critica é saber dirigi-la, pois quando feita de maneira correta é produtiva, mas aqui é um espaço sério para pessoas que realmente busquem ampliar seus horizontes e partilhar seus conhecimentos e não mentes retrogradas e sem conteúdo como foi o caso exibido pelos comentários anteriores aos seus.

    Espero que tenha compreendido o que foi aqui exposto e se atenha á educação e cortesia que exige-se de um ser racional.

    ResponderExcluir