quinta-feira, 6 de maio de 2010

Brasil anuncia uso de scanner corporal em aeroportos


O Governo anunciou hoje que começará a usar scanners corporais em alguns aeroportos internacionais para reforçar a segurança do transporte aéreo antes da realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

A Polícia Federal instalou quatro scanners de corpo inteiro, fornecidos pelo Executivo americano, nos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e São Paulo, assim como em Recife e em Manaus, informou o Ministério da Justiça.

Os quatro lugares escolhidos para a implantação do novo dispositivo de segurança, que começará a funcionar ainda este mês, serão sedes do Mundial de 2014 e, no caso do Rio, também dos Jogos Olímpicos dois anos depois.

Segundo o comunicado as forças de segurança submeterão ao scanneamento de corpo inteiro passageiros "em situação suspeita".

"O uso dos 'body scans' permitirá detectar de forma menos invasiva drogas, armas, explosivos e outros objetos suspeitos transportados pelos passageiros", explica a nota.

Quando o passageiro atravessa o portal, o scanner gera uma imagem da estrutura orgânica e óssea da pessoa que permite a identificação de objetos escondidos sob as roupas ou introduzidos no corpo.

Em fevereiro vários aeroportos britânicos, entre eles o londrino Heathrow, iniciaram a mesma medida, dentro de uma estratégia de endurecimento da segurança que entrou em vigor depois que um nigeriano carregado com explosivos conseguiu embarcar em um voo em dezembro.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário