
A presidente argentina, Cristina Kirchner, fez um apelo nesta terça-feira ao novo primeiro-ministro britânico, David Cameron, para a retomada dos diálogos sobre a soberania das ilhas Malvinas, atualmente em disputa.
A Argentina, que reivindica as ilhas do Atlântico Sul desde que o Reino Unido estabeleceu seu domínio no século 19, invadiu as ilhas em 1982.
Depois de uma guerra de dois meses, a Argentina foi forçada a se retirar, mas ainda continua a reivindicar o território e se opõe à exploração de petróleo no local por empresas britânicas.
"Em nome do meu país e (...) cumprimentando o novo primeiro-ministro (britânico), gostaria de solicitar que sejam retomadas nossas negociações sobre a soberania das ilhas Malvinas", disse Cristina durante a cúpula de países da UE e da América Latina em Madri.
Cameron assumiu o cargo de primeiro-ministro na semana passada, depois que seu Partido Conservador, de centro-direita, e os liberais-democratas formaram o primeiro governo de coalizão do Reino Unido desde 1945, após uma eleição não-conclusiva.
"Não temos dúvida de nossa soberania nas Ilhas Falkland (como os britânicos se referem às Malvinas) (...) Não pode haver negociações sobre soberania até que os moradores assim desejem", disse o secretário de Estado do Departamento de Relações Exteriores britânico, Jeremy Browne, em comunicado divulgado em resposta aos comentários da presidente argentina.
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário