
O principal obstáculo para o avanço do país na previsão dos desastres naturais está na falta de integração entre órgãos responsáveis pela coleta de dados que influenciam nas tragédias. Pelo menos essa é a opinião de especialistas ouvidos pelo site Exame.
Ao todo, o Brasil tem 20 radares meteorológicos distribuídos em todas as regiões e controlados por universidades, instituições de pesquisa ou pela Aeronáutica. Cada um cobre um raio de cerca de 200 quilômetros e é capaz de calcular a quantidade de chuva que pode cair em determinada região. Apesar de os equipamentos cobrirem praticamente todo o território nacional, o engenheiro Flávio de Carvalho Magina, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), conta que o órgão federal tem acesso a informações de apenas seis - em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Brasília e Minas Gerais.
O problema está no modelo de gestão dos dados obtidos pelos equipamentos. "O INPE só tem acesso aos dados de um radar meteorológico de Bauru (SP), por exemplo, por conta de um convênio. Mas o acordo não nos permite repassar as informações para terceiros com menos de 3 horas de delay", explica o engenheiro Eymar Lopes, da Divisão de Processamento de Imagens do INPE. "Para empresas privadas, como grandes produtores agropecuários, as informações têm de ser compradas".
Além disso, Lopes conta que muitos dados estão simplesmente indisponíveis. O temporal que atingiu o Rio de Janeiro nos últimos dias, por exemplo, era de conhecimento do INPE alguns dias antes. "Mas é impossível prever o risco de um deslizamento de encosta sabendo apenas da possibilidade de chuva intensa", afirma Lopes. "É preciso de outras variáveis, como as condições geológicas da região observada e, principalmente, de ocupação de moradores", explica.
Segundo ele, na maior parte do Brasil, informações como essas são inacessíveis ou estão desatualizadas. O levantamento das áreas de risco e ocupação irregular é responsabilidade dos municípios.
Fonte: Portal Exame
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