sexta-feira, 2 de abril de 2010

EUA: Venezuela precisa de energia e não de programa espacial


A Venezuela deve se concentrar nos seus problemas "terrestres", como os cortes de energia elétrica, ironizou nesta sexta-feira o porta-voz do departamento americano de Estado, Philip Crowley, ao comentar um possível acordo espacial entre Caracas e Moscou.

"Talvez seja preciso ressaltar que o governo da Venezuela decretou um feriadão esta semana devido à falta de energia" no país, disse Crowley à imprensa.

O foco do governo de Caracas "deveria ser mais terrestre e menos extraterrestre", alfinetou Crowley sobre a atual visita do premier russo, Vladimir Putin, que deve firmar vários acordos com o presidente Hugo Chávez, inclusive sobre tecnologia espacial.

Durante a semana, funcionários do departamento de Estado manifestaram sua "preocupação" com a possibilidade de a Venezuela acertar a compra de mais armamento russo durante a visita de Putin a Caracas.

Entre 2005 e 2007, Caracas firmou contratos para a compra de armas no valor total de 4,4 bilhões de dólares, incluindo caças Sukhoi, helicópteros de combate e fuzis de assalto Kalashnikov.

"Venezuela, Bolívia e qualquer outro país pode buscar relações bilaterais", mas os Estados Unidos "questionam a necessidade da Venezuela de ter um sistema de defesa tão robusto", disse na quarta-feira o porta-voz do departamento de Estado Mark Toner.

Putin deve firmar com Chávez uma série de acordos voltados principalmente para as áreas de defesa, energia e cooperação financeira.

Sobre a cooperação espacial, Chávez disse na quinta-feira que "poderíamos instalar aqui um lançador de satélite e uma fábrica. Já fazemos isto com a China, mas a Rússia oferece apoio para que a Venezuela tenha sua própria indústria para uso extraterrestre".

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário