
Um helicóptero das forças americanas caiu nesta madrugada no Afeganistão, matando três soldados dos EUA e um civil, segundo informações da Otan às agências internacionais.
A causa da queda do Air Force CV-22 Osprey, na província de Zabul sul, ainda não é conhecida, segundo a Otan.
De acordo o site do canal americano de notícias CNN, o porta-voz dos Talebans na região, Zabiullah Mujahid, disse que insurgentes teriam sido responsáveis pela queda do helicóptero. Qari Yoseph, outro porta-voz do grupo terrorista, também assumiu a responsabilidade pela queda da aeronave e afirmou que 30 americanos teriam morrido.
A Otan disse que o avião estava transportando tropas dos EUA no momento do acidente. Um número não revelado de feridos foi levado para uma base militar nas proximidades.
Há cerca de 120 mil tropas estrangeiras no Afeganistão e que deverão aumentar para 150 mil até o final deste ano. Washington enviará mais tropas como parte de uma nova estratégia para tentar conter a violência crescente no país.
Este é o quarto aparelho das tropas internacionais que se acidenta no Afeganistão desde o último dia 23 de março, o segundo nos últimos dez dias em Zabul, onde caiu um helicóptero no dia 29 de março, embora "sem indícios" que tenha sido derrubado, de acordo com a Isaf.
Também é o incidente deste tipo mais grave desde o dia 26 de outubro de 2009, quando morreram 14 americanos, entre militares e civis.

Conheça um pouco sobre o Osprey:
O V22 Osprey é um convertiplano do tipo VSTOL (pousos e decolagens verticais/curtos), desenvolvido para atender aos requisitos operacionais de múltiplo emprego em combate.
O projeto do convertiplano combina os recursos do vôo vertical de um helicóptero com a velocidade e o alcance de um avião turbohélice, e permite reabastecimento no ar e auto-posicionamento global.
O fracasso do resgate dos reféns do Irã (Operação Eagle Claw), em 1980, demonstrou a necessidade de um novo tipo de aeronave, que não só poderia decolar e pousar verticalmente, mas também pode levar as tropas de combate em velocidade e com as capacidades a um avião de transporte médio ligeiro. Então em 1981 iniciou-se o prgrama de desenvolvimento de tal aeronave.
O programa nasceu das necessidades do US ARMY, mas sofreu algumas mudanças em seus requesitos para atender também a USAF, US Navy e Marine Corps. A solicitação de propostas (RFP) foi emitida em dezembro de 1982 tendo sido demonstrado interesse no projeto pela Aérospatiale, Bell Helicopter, a Boeing Vertol, Grumman, Lockheed, e Westland. No entanto a única a apresentar uma proposta e um protótpo que atendesse as exigências foi a parceria Bell/Boeing,e conseguiu o contrato para o desenvolvimento desta nova aeronave.
Em 1985 surgia o conceito V-22, designada "V-22 Osprey" no dia 15 de janeiro daquele ano. em março do mesmo ano os seis primeiros protótipos foram produzidos. O trabalho foi dividido igualmente entre a Bell e a Boeing. O desenvolvimento em grande escala do V-22 aviões tilt-rotor começou em 1986. Em 3 de Maio a parceria Bell-Boeing recebeu 1,714 bilhões dólares no contrato de aeronaves V-22 da Marinha.
Em 1988 aconteceu o primeiro Roll-out da aeronave, tendo recebido muita atenção da mídia. Mas o projeto enfrentou muitos entraves e quase chegou a ser cancelado pelo congresso americano, tendo sido mantido por uma margem de 2 votos apenas. Além disso o Exército americano se retirou do programa alegando que havia como prioridade outros programas. Até mesmo a Marinha chegou a cortar verbas do projeto e durante a administração de Bush (pai), cogitou-se cancelar todo o programa.
Apesar de toda as incertezas por parte do senado e do próprio departamento de defesa, o primeiro dos seis protótipos MV-22 voou pela primeira vez em 19 de Março de 1989, no modo helicóptero e em 14 de Setembro de 1989, como avião de asa fixa. Em dezembro de 1990 já se faziam os testes abordo do USS Wasp.
Nos anos de 1991 e 1992 o programa sofreu a perda de duas aeronaves, tendo sido suspenso os testes até agoste de 1993, quando a Bell/Boeing redesenhou o V-22, reduzindo o peso, simplificando a produçãoe reduzindo os custos operacionais, além é claro de sanar as falhas técnicas descobertas nos dois acidentes. Tendo no ano de 1997 começado a pré-produção dos V-22 Osprey.
Em 2000, houve mais dois acidentes fatais, matando um total de 19 fuzileiros navais, e a produção foi novamente interrompida, enquanto a causa destes acidentes fosse investigada, sendo posteriormente diversas partes redesenhadas.
O V-22 completou a sua fase final de testes em operação em Junho de 2005. A avaliação foi considerada bem-sucedida, tanto no deserto como nas operações a bordo.
O Osprey é utilizado em três versões:
O MV-22 utilizado pelos Marines é otimizado para transportar tropas (por exemplo, 24 fuzileiros equipados para combate, ou 4.500 quilos de carga externa) e pousar em locais de difícil acesso, desde navios anfíbios a bases operacionais avançadas em terra firme.
O CV-22 da USAF é configurado com uma aviônica exclusiva para executar missões de Operações Especiais.
O HV-22 da Marinha é utilizado em operações de Busca e Resgate em combate e apoio logístico.
Todas as três forças aproveitaram as vantagens de um convertiplano que pode rapidamente se deslocar para qualquer lugar no mundo. No planejamento e execução de missões, suas três características aperfeiçoadas (alcance, velocidade e carga útil) podem ser alternados e utilizados de inúmeras formas. Juntas, eles representam um passo à frente em flexibilidade tática.
Ficha Técnica
Tripulação: 4 (piloto / co-piloto / 2 engenheiros de Voo
Capacidade: 24 soldados, 6,800 kg de carga
Comprimento: 17,5 m
Diâmetro do rotor: 11,6 m
Envergadura: 14 m
Largura com rotores: 25,8 m
Peso vazio: 15,032 kg
Peso Carregado: 21,500 kg
Peso máximo de decolagem: 27.400 kg
Propulsão: 2 × Rolls-Royce Allison turboshafts T406/AE 1107C-Liberty, 6150 hp cada
Velocidade máxima: 305 nós (351 mph, 565 km / h) á 15.000 pés
Velocidade de cruzeiro: 241 nós (277 mph, 446 km / h) ao nível do mar
Alcance: 879 milhas náuticas (1,627 km)
Raio de Combate: 370 milhas náuticas (685 km)
Teto de serviço: 26.000 ft (7.925 m)
Taxa de subida: 11,8 m / s
Armamento: 1 × metralhadora M240 na rampa, opcional
Fonte: EFE / GeoPolítica Brasil
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