
O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, se reuniu com o vice-presidente da Comissão Militar Central da China (principal órgão das forças armadas), Xu Caihou, um encontro no qual ambas partes se comprometeram a levar as relações militares "a um novo nível".
Jobim, citado pela agência oficial "Xinhua", destacou que Brasil e China têm muito em comum, compartilham similares pontos de vista e destacou a vontade de aumentar a cooperação bilateral em matéria militar.
Xu ressaltou que "como aliados estratégicos e grandes países em desenvolvimento, as relações da China e Brasil se fortaleceram em anos recentes", mediante intercâmbios "pragmáticos".
Jobim se reuniu na jornada anterior de sua visita à China com seu colega chinês, Liang Guanglie, com quem acordou aumentar a cooperação em temas como a formação de oficiais ou as missões de paz.
Os duas titulares de Defesa pactuaram também aumentar o trabalho bilateral em indústria militar, ciência e tecnologia, assim como criar uma comissão conjunta dos dois ministérios.
Fonte: EFE
Nota do Blog: O brasil tem dado importantes passos na busca por consolidar sua postura no mundo multipolar. Temos visto que a um bom tempo temos saido da "dependência" americana e criado novos acordos. Com isso ganhando mais peso na Geopolítica mundial.
O acordo com a França e se possível um acordo estratégico com a China, é um grande passo que damos no sentido de conquistar plenamente nossa posição como potência, que já somos, mas que ainda podemos conquistar muito mais nesse sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário