
A líder argentina, Cristina Fernández de Kirchner, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestaram hoje sua preocupação pelo acordo militar que permitirá aos Estados Unidos utilizar bases em território colombiano e exigiram garantias de que as operações militares se limitarão à Colômbia.
O pedido faz parte de uma declaração conjunta de 35 pontos que os dois líderes divulgaram após a reunião de trabalho que tiveram nesta quarta-feira em Brasília.
"Os acordos de cooperação militar assinados pelos países da região, especialmente os que impliquem algum grau de presença militar de fora da América do Sul, devem estar acompanhados de garantias formais de que os acordos não serão utilizados contra a soberania, a integridade territorial, a segurança e a estabilidade das nações sul-americanas", segundo a declaração.
O documento não menciona especificamente a Colômbia, mas o Brasil exigiu em diferentes ocasiões garantias de que o acordo militar do país com os EUA se limitará a operações em território colombiano.
Lula e Cristina também manifestaram no documento "sua preocupação com a presença de bases militares de potências de fora da região, incompatível com os princípios de respeito à soberania e à integridade territorial dos Estados" sul-americanos.
Fonte:EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário