sábado, 17 de outubro de 2009

Governo espanhol está preparando mudanças na lei para permitir que navios mercantes tenham armas


O Governo espanhol está preparando mudanças na lei para permitir que os navios pesqueiros que navegam pelo Oceano Índico sejam equipados com armamento militar e, deste modo, possam se proteger de eventuais ataques de piratas somalis.

A reforma começou a ser analisada por funcionários dos Ministérios da Defesa e do Interior depois que, na quinta-feira, armadores se reuniram com representantes do Governo.

No encontro, os donos das embarcações pediram que seguranças particulares de outros países da União Europeia (UE) sejam autorizados a viajar nos atuneiros até que profissionais espanhóis aprendam a manusear armamentos militares, como metralhadoras e fuzis de assalto.

Para os proprietários dos navios, a presença de seguranças com armas pesadas poderia evitar sequestros como o do atuneiro espanhol "Alakrana", com 36 marinheiros a bordo e que foi atacado no último dia 2.

Segundo os armadores, essa seria a melhor alternativa, já que o embarque de fuzileiros navais espanhóis nos navios pesqueiros violaria a lei.

Fontes consultadas disseram que um decreto alterando a legislação, tal como reivindicam os donos dos atuneiros, pode ser aprovado em uma reunião de ministros no próximo dia 23. A ideia é que o Parlamento vote o texto o mais rápido possível.

Confiantes na mudança, alguns pesqueiros espanhóis já contrataram seguranças britânicos, amparados no fato de que eles não ficariam sujeitos à legislação espanhola.

Com a reforma da lei, os agentes contratados poderão usar metralhadoras e rifles de 7,62 milímetros, similares aos usados pelos piratas.

Fonte: EFE

Nota do Blog: Estamos voltando aos tempos das naus e caravelas, claro que de uma forma moderna, mas voltando aos "canhões e piratas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário