
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anunciará nesta segunda-feira uma mudança da política do país em relação ao Sudão, que combinará a pressão para o fim da violência em Darfur com promessas de melhores relações se Cartum der os passos desejados.
Junto a Hillary falam com a imprensa a embaixadora na ONU (Organização das Nações Unidas), Susan Rice, e o enviado especial americano ao Sudão, Scott Gration, que buscarão assim demonstrar a unidade do governo após desacordos notórios entre Susan e Gration sobre a política a seguir em relação a Cartum.
Segundo indicaram fontes diplomáticas, a nova política buscará conseguir que Cartum busque a paz em Darfur, resolva suas disputas com o governo autônomo no sul e coopere com os EUA na luta contra o terrorismo internacional.
Para isso, os EUA vão oferecer uma melhora das relações se o governo do presidente Omar Hassan Ahmad al-Bashir tomar medidas para pôr fim à violência e às violações dos direitos humanos em Darfur, e procurar uma solução para as disputas com o governo autônomo no sul do país, de maioria cristã.
Fonte: Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário