domingo, 11 de outubro de 2009

Forças Armadas vão oferecer mais de 77 Mil vagas em 2010


As Forças Armadas detêm uma porção expressiva do número de vagas previsto pelo Orçamento da União para 2010: dos 77.782 postos aprovados, 45% são para a Aeronáutica (13.495) e a Marinha (21.507).

Consideradas só as 57.901 vagas do Poder Executivo, do qual as Forças Armadas fazem parte, a soma equivale a 60%.

Esse número de vagas, no entanto, não será todo preenchido no ano que vem. A abertura dos concursos depende da aprovação de leis, que apresentam uma data-limite para o preenchimento dos postos.

No caso da Marinha, o projeto de lei nº 5.916/09 aumenta em 36% seu efetivo. Na Aeronáutica, o PL nº 4.752/09 faz crescer o número de funcionários em cerca de 20%.

Aprovados os projetos, a Aeronáutica tem 32 anos para preencher seu novo efetivo, sendo 195 vagas em 2010.

A Marinha terá 20 anos para preencher as vagas. Em 2010, estão previstos 218 postos para os profissionais com ensino superior e 771 para os de nível médio, afirma o capitão-de-mar-e-guerra Juarez Alves Júnior, assistente de planejamento de pessoal da Marinha.



Formação

Segundo Alves Júnior, médicos e engenheiros são os profissionais de nível superior mais requisitados. Entre os de nível médio, os mais procurados são os de escolas técnicas. Os candidatos passam por testes físicos e de saúde.

Após a instrução, o profissional com curso superior vira primeiro-tenente. Os salários, comenta Alves Júnior, não são "tão competitivos". Em julho de 2010, o de primeiro-tenente será de R$ 7.343,88. Na visão dele, há outros benefícios. "Damos muitos cursos", afirma.

A pedagoga-tenente Ester de Freitas Silva, 32, diz que optou pela Marinha pela "estabilidade e para servir ao meu país". Ela cuida da seleção dos candidatos e afirma que hierarquia, disciplina e gosto pelo estudo são características desejadas.

No caso da formação de nível médio, os concursados ingressam em escola para aprendizes ou em centro de instrução e saem suboficiais, com patente de marinheiro ou de cabo.

As 195 vagas previstas para a Aeronáutica em 2010 são para cabos e soldados. Os concursos seguirão calendário disponível em www.fab.mil.br.

Controladores de voo estão entre as profissões que justificam a necessidades de novas vagas, segundo o projeto de lei, e também devem ter concurso.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário