Entrar na discussão sobre qual é o melhor avião caça para a Força Aérea Brasileira é como andar sobre areia movediça de desenho animado. Quanto mais se mexe, mais se vai ao fundo. Deixo o tema para os especialistas aqui da Folha em Brasília, Eliane Cantanhêde e Igor Gielow.
Prefiro abordar o aspecto subjacente da história. Trata-se da exposição cruel da fragilidade administrativa e gerencial do país. Algo bem diferente do "Brasil grande" presente na propaganda lulista.
O processo de compra dos aviões de combate começou há dez anos.
Agora há uma chance não desprezível de o assunto cair no colo do próximo ocupante do Planalto. Há uma disfunção gerencial grave quando um país demora dez anos para comprar 36 aviões. Mesmo sendo uma operação cara, com grande repercussão no desenvolvimento tecnológico local.
Está em desuso comparar práticas administrativas do governo com as da iniciativa privada, mas é útil pensar em como uma multinacional agiria se tivesse de comprar equipamentos de segurança vitais.
É o caso dos caças para a FAB. Um país como o Brasil precisa ter aviões desse porte para garantir a segurança e patrulhar seu território continental adequadamente.
Se uma multinacional retarda dez anos o processo de aquisição de um sistema de segurança, seu patrimônio acabará dilapidado. Não que os caças da FAB terão o poder de varrer do Brasil, da noite para o dia, o narcotráfico internacional e o contrabando de armas. Mas esses aviões são essenciais como Força de dissuasão e ajudam na presença ostensiva das Forças Armadas, hoje algo quase inexistente.
O capricho do Planalto a favor do avião francês é talvez o aspecto menos relevante nesse episódio. A incapacidade de decidir é pior. Arrasta o Brasil para baixo. Mostra a distância entre o país real e o da propaganda de Lula na TV e no rádio.
Fonte: Folha
Esse é seu grande blog? Você só fica dando ctrl+c e ctrl-v em noticias de portais!
ResponderExcluirPare de copiar propriedade alheia e fazer spam disso aqui, e comece a escrever alguma coisa que saia de sua cabeça, mesmo que seja uma porcaria.
Olha amigo eu sou amigo do angelo e acompanho o blog dele desde o inicio, e ele cola noticias aqui? sim, como todos os outros blogs. e ele comentas essas noticias? sim ele comenta. Ele publica conteúdo próprio, mas ultimamente ele esta resolvendo algusn problemas aos quais não convém eu comentar só ele mesmo pode, então isso é comum ocorrer, acho que devemos sempre apoiar e fazer criticas positivas. Diferente de sua postura agressiva e depreciativa, e o pior, ainda se esconde atrás do anonimato, uma atitude coverde.
ResponderExcluirAbraços
Amigo Angelo, mantenha sua linha de trabalho e tente calar a boca dos criticos com um excelente trabalho, entendo suas dificuldades e assim que possivel comece a postar suas materias, pois aquelas que você me enviou sobre o aquecimento global e a geopolitica é muito boa, seria um bom ponto de partida.
Abraços do seu amigo Ivys.
Que linha de trabalho? Copiar e colar?
ResponderExcluirCada uma...
Ola amigos,
ResponderExcluirBem primeiramente, quero dizer que não faço nada que outros blos não façam, pois se eu for citar aqui os blogs que reproduzem artigos de várias fontes vou perder muito tempo. Provavelmente o amigo esta desconsiderando a questão da busca que é feita dos artigos em diversas fontes, para que tenha acesso em um único lugar as principais notícias de interesse dentro do vies abordado por este blog.
Segundo meu amigo, a linha de trabalho aqui é manter o leitor sempre atualizado, poupando seu tempo, pois terá sempre um espaço atualizado, onde pode encontrar notícias de seu interesse.
Terceiro, nós publicamos sim artigos próprios, ultimamente como comentado por meu amigo Yvis, realmente eu tenho tido pouco tempo para preparar os artigos e materias para aqui postar, inclusive estou fechando parcerias e tenho já alguns colaboradores que vão passar a postar conteúdo exclusivo aqui em nosso espaço.
Eu até acredito que o amigo deve estar acompanhando o blog a pouco tempo e ainda não me conhece, pois há algum tempo eu até postei aqui a integra de uma palestra que eu apresentei no Centro de Treinamento de Tiro Tático. Sob o tema Brasil - A importância de investir em defesa.
Peço até desculpas por ultimamente não estar postando materias próprias e informo que estou trabalhando numa analise cuidadosa do FX-2 para não fazer como outras fontes que falam muita coisa e não dizem nada.
Temos parceria com o DEFESA AEREA onde estamos aliando uma parceria bem abrangente, a qual no momento ainda não esta na hora de divulgar.
Se o amigo leitor puder verificar, em diversas materias que publico de outras fontes, geralmente abaixo vem uma nota do blog expressando minha posição ou comentário a respeito de tal notícia.
Agradeço por sua critica amigo, pois é com ela que podemos verificar algumas falhas e aumentar a qualidade de nosso trabalho, pois aqui quando eu criei este blog meu intuito era abrir um espaço para discussão, troca de conhecimento e compartilhamento de ideias. Pois isso é bom e muito válido, espeo que o amigo compreenda tudo que expressei aqui e conto com sua critica para poder melhorar ainda mais a qualidade do blog, que se olhar a enquete, tem agradado muitos leitores, mas mesmo assim temos que melhorar a cada dia e alcançar um publico cada vez maior e mais diversificado
Um grande abraço
Angelo D. Nicolaci
Editor
Curto e grosso Angelo,deixe o amigo(que ao menos teve coragem de mostrar seu nome) pensar que as coisas são como ele acha que é.
ResponderExcluirContinue assim Angelo,seu Blog esta de parabéns.
[]'s