quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012



O Irã interrompeu as exportações de petróleo para seis países europeus em retaliação pelo fato de a União Europeia (UE) ter imposto sanções às importações do produto do país, sua principal fonte de renda, informou nesta quarta-feira a Press TV, emissora iraniana que transmite em inglês.

"O Irã cortou suas exportações de petróleo para seis países europeus", afirmou a Press TV.

A Press TV disse que o Irã parou de exportar petróleo para Holanda, Grécia, França, Portugal, Espanha e Itália.

Os preços futuros do petróleo Brent subiam mais de um dólar o barril, para 118,78 dólares, por volta das 9h30, após o anúncio do corte iraniano.

Os 27 países-membros da União Europeia decidiram parar de importar petróleo de Irã a partir de 1o de julho por conta do impasse em torno do programa nuclear do país, que o Ocidente acredita ser destinado à construção de bombas, fato negado pelo Irã.

O Ministério de Petróleo do Irã disse em 4 de fevereiro que o Estado Islâmico certamente cortaria as exportações para "alguns" países da Europa.

Irã nega suspensão de exportação de petróleo para UE

O Ministério do Petróleo do Irã negou informações divulgadas pela mídia estatal do país de que a República Islâmica havia interrompido suas exportações de petróleo para seis países europeus nesta quarta-feira.

"Negamos essa informação... Se tal decisão for tomada, será anunciada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã", disse um porta-voz do ministério à Reuters.

A emissora iraniana em língua inglesa Press TV informara mais cedo que Teerã interrompeu as exportações de petróleo para França, Portugal, Itália, Grécia, Holanda e Espanha.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN News - GeoPolítica Brasil Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger