quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Opinião sobre os blindados


Nesta terça-feira (30) a Marinha realizou um passeio com jornalistas e fotógrafos em seus blindados, mas infelizmente devido alguns problemas logisticos não conseguimos chegar em tempo hábil para participar de tal atividade, restando apenas chupar dedo e entrar nos blindados ali estacionados.

No retorno dos colegas que embarcaram nas viaturas ouvi muitas reclamações dos jornalistas quanto as condições dos blindados. Eu conversei com alguns participantes que relataram a sua opinião sobre os veículos, nada que eu não esperasse vindo de um leigo.

A principal reclamação era quanto a temperatura dentro dos veículos e ao forte cheiro de diesel, ao que eu ri e argumentei que não são veículos de passeio ou mimos, mas sim veículos projetados para guerra, onde o cenário de operações é adverso e leva os combatentes ao extremo e a função de tais veículos é proteger a vida dos combatentes e projetar força.


Os CLANF's são excelentes viaturas e oferecem segurança e robustez no campo de batalha, é um veículo anfíbio de inestimável valor tático as operações do Corpo de Fuzileiros Navais. Mas infelizmente só que veste farda sabe reconhecer as qualidades e capacidades reais de um equipamento, afinal quem nunca serviu e esta acostumado ao ar-condicionado, jamais vai entender o valor que tem tais viaturas e muito menos entender como os homens que os tripulam e são transportados suportam as adversidades as quais só um combatente esta apto a enfrentar.

Parabéns ao Corpo de Fuzileiros Navais e aos seus homens por manter tal capacidade operacional de pronta resposta.

Angelo D. Nicolaci
GeoPolítica Brasil

4 comentários:

  1. você saberia dizer as especificaçoes de blindagem deste veiculo?

    creio que ele so aguente parar metralhadoras de baixo calibre.


    e tambem eles sao veiculos de transporte de tropas,nao precisam muito de poder de fogo,mas eu vi em algumas fotos uma especie de armored car com turret...qual o modelo dele?


    seria bom um desfile militar pra gente saber como anda nosso exercito...

    ResponderExcluir
  2. Boa pedida Allan,

    Vou levantar os dados de cada variane empregada no CFN e publicar aqui em breve,

    um abraço

    Angelo D. Nicolaci

    ResponderExcluir
  3. "afinal quem nunca serviu e esta acostumado ao ar-condicionado"

    Desnecessários estes termos caro Angelo.

    Por falar nisso já vi e ouvi de vários MILITARES (dos que vestem farda, portanto) a mesma reclamação quanto ao cheiro do diesel.

    Esta "superioridade" de quem veste farda não se traduz em realidade.

    Pois cada um tem a sua função na vida e ao País. E o momento muda a toda hora.

    Não se esqueça que fomos um País dirigidos por "superiores-militares-fardados" que só fizeram prejudicar a Nação.

    Dentro da própria Fab há quem discorde da compra da aeronave.

    Desculpe-me mas o seu texto está sugerindo um sentimento carregado de rancor e de desprezo.

    E lembre-se: só quem não veste farda é que pode falar livremente o que pensa.
    Exatamente como você o faz hoje.

    Abraços,
    E de maneira nenhuma me leve a mal!

    Defourt

    ResponderExcluir
  4. Amigo Defourt,

    Desculpe se soou mal meu texto, o que eu quis deixar claro é que tais veículos são importantes e não sucatas como sugeriram alguns jornalistas pelo fato de ser ruidoso e quente.

    De maneira alguma desprezo que nunca vestiu uma farda, pelo contrário, procuro mostrar a estes a realidade do militar, para que deem valor a estes homens que enfrentam grandes desafios para defender a pátria, pois no Brasil ainda há ranço quando se fala em militar devido a ditadura que governou o país.

    Muito obrigado pelo seu comentário amigo e de forma alguma levei seu comentário a mal, afinal um ponto pode ser observado por diversas óticas e isso gera o enriquecimento do ser humano.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir