segunda-feira, 12 de abril de 2010

Conhecendo um pouco sobre os arsenais nucleares


Vamos conhecer um pouco sobre os arsenais nucleares no mundo hoje, uma vez que esse tem sido um tema bastante discutido devido à questão nuclear iraniana, que alega querer desenvolver apenas a capacidade energética e de uso civil de suas instalações, enquanto Israel e EUA alegam que o mesmo visa construir um arsenal nuclear que pode "por em risco a Humanidade".

Os EUA desenvolveram 66,5 mil armas nucleares de 100 tipos diferentes desde 1945, mas só 5.200 ogivas de 15 tipos permanecem nos estoques do departamento de defesa. Segundo relatório, o país deixou de produzir armas atômicas em 1992, mas ainda hoje as ogivas existentes continuam sendo modernizadas.

A Rússia detém hoje segundo relatórios cerca de 4.830 ogivas operacionais em seu arsenal. Mas o governo de Moscou tem reduzido seu arsenal nuclear de acordo com o previsto no Tratado de Moscou, onde é previsto que até 2012 o limite do arsenal nuclear russo e americano deve ser limitado ao número máximo de 2.200 ogivas ativas.

A China não exibe números exatos de seu arsenal nuclear, mas de acordo com estimativas, a china tem investido no aumento do seu arsenal, sendo hoje esse arsenal estimado em 240 ogivas ativas.

A França também tem anunciado nos últimos anos a intenção de reduzir seu arsenal nuclear, embora haja constante modernização dos seus meios. Também não há dados exatos sobre a quantidade de ogivas operacionais, mas estima-se que este número esteja próximo a 300 ogivas.

O Reino Unido tem um numero muito reduzido, que esta em menos de 200 ogivas de apenas um tipo. Tratados e acordos com os EUA assinados desde 1958 fizeram com que a cooperação entre estes Estados leva-se a uma redução do desenvolvimento bélico nuclear britânico, onde o mesmo abriga em seu território ainda hoje diversas instalações de armas nucleares americanas.

O Paquistão possui um arsenal estimado e 90 ogivas operacionais, sendo o país que mais atrai a atenção do mundo em relação a segurança de suas ogivas, pois diversas vezes sofre ataques de grupos terroristas que almejam se apoderar de um desses armamentos.

A Índia possui hoje um arsenal de 50 ogivas, mas especula-se que esse numero chegue ás 70 ogivas, tendo a previsão do aumento desse número nos próximos anos

Israel continua uma incógnita, não assume ou nega possuir armas deste tipo, mas os serviços de inteligências das principais potências mundiais concluiu que Israel possui um arsenal de cerca de 80 ogivas e ainda há provas de que Israel produziu material suficiente para construir um arsenal de até 190 ogivas.

A Coréia do Norte sabe-se possuir capacidade de dissuasão nuclear, mas pouco se sabe sobre suas reais capacidades, porém sabe-se que teria material suficiente para possuir entre 5 e 15 ogivas, embora não saibamos sobre a possibilidade de uso das mesmas.


Como vimos nesse post o principal detentor de armas nucleares continua sendo os EUA, e o mesmo procura de toda forma restringir o estudo nuclear á outros países, mesmo que a utilização de tal tecnologia seja para fins pacíficos.



Angelo D. Nicolaci
GeoPolítica Brasil

Um comentário: