domingo, 1 de novembro de 2009

FAB diz que tentará retirar aeronave de rio na Amazônia


O Comando da Aeronáutica informou, em entrevista coletiva realizada às 18h20 (horário de Brasília) deste domingo (1º), que tentará resgatar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave caiu com 11 pessoas a bordo na Região Amazônica na quinta-feira (29) e submergiu em um igarapé.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave será levada pelas equipes para a margem do rio, desmontada e transportada ao local onde será feita a análise do equipamento. Segundo o Comando da Aeronáutica, a operação é difícil porque as margens do rio são formadas por barrancos. Será necessário içar o avião até um local aberto para que a desmontagem das peças seja feita.

A aeronave também se deslocou mais de 300 metros do local onde caiu, levada pela correnteza.

Uma comissão, gerenciada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), será criada para conduzir as investigações que vão determinar as causas do acidente. De acordo com a FAB, dados dos relatos feitos pelos sobreviventes podem ser usados na investigação.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, o avião havia passado por uma grande inspeção no início de outubro e nenhum problema tinha sido encontrado. A aeronave foi fabricada em 1998 e voava pela empresa TAM, até ser adquirida pela FAB em 2004.

Nove pessoas sobreviveram ao acidente e foram resgatadas com vida. No sábado (31), o corpo de João de Abreu Filho, funcionário da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), foi encontrado dentro da aeronave por mergulhadores da equipe de resgate. O corpo do suboficial Marcelo dos Santos Dias foi encontrado, neste domingo, perto da aeronave acidentada.

As operações de busca e resgate foram encerradas após o corpo da segunda vítima ter sido encontrada. No total, dez aeronaves e 150 pessoas trabalharam no resgate.



Acidente


O avião Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã de quinta-feira (29). A aeronave transportava sete pessoas a serviço da Funasa e quatro tripulantes.

O grupo viajava de Cruzeiro do Sul (AC) e para Tabatinga (AM). A equipe da Funasa havia usado o município de Cruzeiro do Sul como base para uma operação de vacinação de indígenas realizada no Vale do Javari, também em Atalaia do Norte (AM).

Fonte: G1 Notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger